Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Notas Climatológicas

Retiradas do livro "Introdução à climatologia para os trópicos" de J.O.AYOADE.

tempo e clima

"Por tempo nós entendemos o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar. Por outro lado, clima é a síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos. O clima portanto, refere-se às características da atmosfera, inferidas de observações contínuas durante um longo período. O clima abrange um maior número de dados do que as condições médias do tempo numa determinada área. Ele inclui considerações dos desvios em relação às médias (isto é, variabilidade), condições extremas, e as probabilidades de frequëncia de ocorrência de determinadas condições de tempo. Desta forma, o clima apresenta uma generalização, enquanto o tempo lida com eventos específicos". (AYOADE, 2003, p. 2)

Troposfera e Estratosfera

"A camada mais baixa da atmosfera é denominada troposfera. A troposfera contém cerca  de 75% da massa gasosa total da atmosfera e virtualmente a totalidade do vapor d´água. Portanto, ela é a camada onde os fenômenos do tempo atmosféricos e a turbulência são mais marcantes e tem sido descrita  como a camada da atmosfera que estabele as condições do tempo. Por estas razões, torna-se de importância direta para o homem. Na troposfera, a temperatura diminui a uma taxa média de 6,5 ºC por quilômetro.
A estratosfera é a segunda camada principal da atmosfera e estende-se deste a troposfera até cerca de 50 quilômetros acima do solo. Diferentemente do que acontece na troposfera, na estratosfera a temperatura geralmente com a altitude. Como a densidade do ar é muito menor, até mesmo uma absorção pequena de radiação solar pelos constituintes atmosféricos, notadamente o ozônio, produz um grande aumento de temperatura. A estratosfera contém grande parte do ozônio total atmosférico. A concentração máxima de ozônio ocorre  em torno da altitude de 22 quilômetros acima da superfície terrestre. Diferentemente da troposfera, a estratosfera contém pouco ou nenhum vapor d´água." (AYOADE, 2003, p.20-21)

" Várias escalas são usadas para expressar as temperaturas. Estas incluem a Fahrenheit (F), a centígrada (C) e a Kelvin (K). Na maior parte dos países as temperaturas são expressas em escalas centígradas. As temperaturas na escala Fahrenheit (F) podem ser convertidas para Celsius com a fórmula:

C = 5/9 (F-32)

O zero na escala de temperatura Kelvin ou absoluta é a temperatura na qual o gás teoricamente cessaria de exercer qualquer pressão, e essa temperatura é -273º C. Portanto, as temperaturas centígradas podem ser convertidas para Kelvin acrescentando-se 273 a elas. Alternativamente, as temperaturas absolutas de Kelvin podem ser convertidas para (ºC) ao subtrairmos 273 delas." (AYOADE, 2003, p.50, 51)

"A distância dos corpos hídricos influencia a temperatura do ar por causa das diferenças básicas nas características térmicas das superfícies continentais e hídricas. Estas diferenças ajudam a produzir o efeito da continentalidade, no qual a superfície continental se aquece e se resfria mais rapidamente do que a superfície hídrica." (AYOADE, 2003, p.53)

Temperaturas médias dos hemisférios Norte e Sul

Norte: 22,4 ºC no verão, 8,1º C no inverno.
Sul:  17,1ºC no verão, 9,7ºC no inverno.

Pressão atmosférica e deslocamento do ar

A causa primordial do movimento do ar é o desenvolvimento e a manutenção de um gradiente de pressão horizontal, que funciona como a força motivadora para o ar se movimentar de áreas de alta pressão para áreas de menor pressão atmosférica. Diferenças horizontais na pressão são criadas por fatores térmicos e/ou mecânicos, embora estes nem sempre sejam distinguíveis. (AYOADE, 2003, p.73)

Exercícios.

1) O estudo do tempo é ideal para o entendimento da atmosfera no passado e no futuro? Justifique.
2) Qual é a relevância fundamental da concentração do ozônio na estratosfera?
3) O que define a distribuição da pressão atmosferica na superficie do globo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário