Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dica de Leitura II - Topofilia (1980)

Por Leonardo Luiz Silveira da Silva

Yi-Fu Tuan definiu um neologismo que trabalha com os conceitos de cultura e paisagem: a topofilia.
Para Tuan (1980),

A topofilia é um neologismo, útil quando pode ser definida em um sentido mais amplo, incluindo todos os laços afetivos dos seres humanos com o meio ambiente material. A resposta ao meio ambiente pode ser basicamente estética: em seguida, pode variar dô efêmero prazer que se tem de uma vista, até a sensação de beleza, igualmente fugaz, mas muito mais intensa, que é subitamente revelada. A resposta pode ser tátil: o deleite ao sentir o ar, água, terra. Mais permanentes e mais difíceis de expressar, são os sentimentos que temos para com um lugar, por ser o lar, o locus de reminiscências e o meio de se ganhar a vida. (TUAN, 1980, p.107)

                       A obra "topofilia" de Tuan está esgotada.
                      Esperamos pela boa vontade de alguma editora...



O conceito de topofilia está ligado a atribuição de um valor cultural a um elemento da paisagem. O neologismo de Tuan, topofilia, consegue através de um conceito expressar um significado denso, que é justamente a relação entre a paisagem, memória e cultura. O próprio Tuan escreve um outro livro chamado Paisagens do Medo, em que um sentimento oposto ao da topofilia, visto muitas vezes como uma atribuição cultural positiva, é destacado. Para as paisagens do medo, é sugerido o termo "topofobia", uma derivação do original topofilia. Este jogo de palavras não terminou aqui. O legado de Tuan deu origem a outros termos dados por profissionais que apreciam a percepção ambiental. Neste caso, um destaque para Douglas Porteous (1988) que criou o termo topocídio, que seria a aniquilação de paisagens ou elementos dela que receberam significado cultural e que foram brutalmente aniquiladas. Porteous, no seu caso particular, utiliza o termo na ocasião da substituição gradativa de uma área residencial por outros tipos de uso.  O conceito de topocídio é muito útil hoje. Afinal, o respeito aos valores culturais de outras sociedades, sobretudos aquelas mais frágeis, é muito necessária. Para tanto, o relativismo cultural torna-se um valor muitissimo necessário como forma de garantir a pluralidade cultural, ou, pelo menos, evitar a violência de um processo de aculturação abrupto.


              Outra Obra de Tuan: A paisagem do Medo
               Este livro não está esgotado como a Topofilia.
              Em um dos seus capítulos, aborda a interessante ideia
             das sociedades sem medo, em que, por exemplo, a morte
              não é vista como assombro e o luto não existe.



O topocídio, que seria a eliminação do significado cultural de uma dada paisagem atribuído por uma determinada sociedade é um caminho sem volta para a aniquilação de uma cultura, pois expõe sua fragilidade , mediante as forças topocídicas.  Tuan escreve em topofilia (1980) um trecho que endossa este raciocínio:

A ilusão de superioridade e centralidade provavelmente é necessária para a manutenção da cultura. Quandoa  crua realidade despedaça essa ilusão, é possível que a própria  cultura decline. No mundo moderno de comuniçãoes rápidas é difícil para as pequenas comunidades acreditarem que estejam, em qualquer sentido literal, no centro das coisas, embora algo dessa fé seja necessário se elas desejam prosperar. (TUAN, 1980, p.36)

AMORIM FILHO (1999), professor que tive o prazer de ser aluno, trouxe no final do milênio a sugestão do termo topo-reabilitação, que seria justamente a recuperação da paisagem com significado cultural que foram atacadas pelas forças topocídicas.
Em suma, a contribuição de Yi-Fu Tuan foi muito importante para os estudos de percepção ambiental. Estranho o fato de que o seu neologismo - topocídio - não tenha se tornardo uma palavra mais comum, tanto cotidianamente quanto no meio acadêmico.


                                                                        Yi-Fu Tuan